segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Conteúdo Programático 6º Ano - 4º Bimestre

CONTEÚDOS 4º BIMESTRE 6ºs ANOS - 2014
ARTE (Professora Luciana)
  • ·           Folclore brasileiro
  • ·           Pintura rupestre
  • ·           Brasília e sua história arquitetônica
  • ·           Athos Bulcão
  • ·           Burle Marx
  • ·           Oscar Niemeyer

AVALIAÇÕES
Simulado                          2,0 pontos
Tarefas                             2,0 pontos
Trabalhos                         1,0 ponto
Avaliação bimestral         5,0 pontos

CIÊNCIAS NATURAIS (Professora Anelisa)
Unidade 5
Capítulo 23 atividades para casa páginas 225 e 226 para 20/10 e 24/10
Capítulo 24 atividades para casa páginas 238 e 239 para 3/11 e 7/11
Capítulo 25 atividades para casa páginas 248 e 249 para 10/11 e 14/11
As atividades experimentais serão desenvolvidas em sala de aula nos dias 16 e 23/10
s A, B, C
e D e nos 17 e 24/10 6º E.
Trabalho escrito
Trabalho 1 Diminuindo o consumo infantil
Trabalho 2 Carona solidaria
Trabalho 3 Uso e ocupação do solo no DF
Trabalho 4 Pegada Hídrica
Trabalho 5 Material de limpeza (receitas sustentáveis)
Trabalho 6 Receitas sustentáveis (higiene pessoal)
Trabalho 7 Pegada ecológica
Trabalho 8 Pegada Hídrica
Trabalho 9 Descarte seguro

Capítulo 14 Mudanças do tempo
Capítulo 15 Tipos de Climas                                 livro de Geografia
Capítulo 16 Poluição atmosférica
Trabalho  Poluição do ar
1.         Motivos para o aumento da poluição do ar (22/10/2014)
2.         Materiais particulados (22/10/2014)
3.         Gases poluentes e suas consequências (22/10/2014)
4.         O que é PROTOCOLO DE KYOTO? Explique (5/11/2014)
5.         Qual a importância da produção de biocombustíveis e o álcool no Brasil? (5/11/2014)
6.         Aquecimento global (5/11/2014)
7.         Inversão térmica (12/11/2014)
8.         Chuva acida (12/11/2014)
9.         Efeito estufa (12/11/2014)

AVALIAÇÕES
Simulado                        2,0 pontos
Trabalhos                       3,0 pontos
Avaliação bimestral       4,0 pontos
Caderno                         1,0 ponto


EDUCAÇÃO FÍSICA (Professora Giza)
(Atividades teóricas e práticas)
Ludicidade, corporeidade, sensibilidade, criticidade, criatividade e interação.
·           Futsal/ futebol: história, principais regras, princípios técnicos e táticos.
·           Saltos, corridas, arremessos.
ü  Posturas básicas: equilíbrio geral, movimentos diversificados.
ü  Coordenação viso-motora, percepção espaço-temporal, estática e dinâmica.
ü  Refinamento das habilidades motoras fundamentais e especializadas.
·           Diversidade de biotipos, padrões de estética impostos socialmente, marketing e consumo, anorexia, bulimia, vigorexia, alcoorexia.
·           Xadrez: história, principais regras e princípios técnicos e táticos.

AVALIAÇÕES
Simulado                                      2,0 pontos
Avaliação bimestral                     4,0 pontos
Portfólio                                       2,0 pontos
Atividades de sala e prática         2,0 pontos

GEOGRAFIA (Professora Ana Maria)
Unidade V
Capítulos 14, 15 e 16, textos complementares.
“O tempo, o clima e as paisagens terrestres”.
- mudanças do tempo
- tipos de clima
- poluição atmosférica e clima.

AVALIAÇÕES
Simulado                                                                                              2,0 pontos
Caderno ½ pauta (pesquisa, gráficos, climograma e ilustrações)        3,0 pontos
Anotações pessoais                                                                              1,0 ponto
Avaliação bimestral                                                                             4,0 pontos

HISTÓRIA (Professor Sávio)
Os Antigos gregos
- Aspectos geográficos
- Habitantes da Ilha de Creta
- Períodos da história da Grécia Antiga
- O governo nas cidades-estados gregas
- A cidade de Esparta
- A cidade de Atenas
- Clistenes e a democracia ateniense
- Péricles (consolidação da democracia)
- A Guerra do Peloponeso
- O império Macedônico
Os Antigos romanos
- Origem da civilização romana
- A monarquia em Roma
- A república em Roma
- O Alto império
- A cidade de Roma
- O Baixo Império, (cristianismo e  divisão do Império)
- As invasões germânicas
- Roma é conquistada


A Cultura Clássica
- O que é cultura clássica?
- A mitologia grega
- O nascimento da filosofia ocidental
- Os espetáculos públicos romanos
- Latim: a língua dos romanos
- A arte e a arquitetura em Roma
- O direito romano
- A cultura helenística

AVALIAÇÕES
Simulado                            2,0 pontos
Trabalho                             2,0 pontos
Caderno                              2,0 pontos
Avaliação bimestral           4,0 pontos

LÍNGUA INGLESA (Professora Adriana)
- Presente contínuo (ação em progresso);
- Partes do corpo humano;
- Tipos de esportes;
- Can/can’t;
- Leitura e compreensão de textos;
- Forma Imperativa.
Unidades 7 e 8

AVALIAÇÕES
Simulado                                                   2,0 pontos
Atividades escritas                                    1,0 ponto
Atividades orais                                        1,0 ponto
Trabalhos: datas comemorativas              1,5 ponto
         corpo humano                                  0,5 ponto
atividade extra                                          1,0 ponto
Avaliação bimestral                                 3,0 pontos

LÍNGUA PORTUGUESA (Professora Danielle)
- Linguagem e variação linguística
- Advérbio e locução adverbial
- Frase, oração e período (conceitos)
- Sintaxe: sujeito e predicado
- Textos e poemas de autores nacionais

AVALIAÇÕES
Simulado                               2,0 pontos
Atividades/caderno               2,0 pontos
Avaliação bimestral              4,0 pontos
Listas de exercícios               2,0 pontos

MATEMÁTICA (Professora Marly)
Números racionais
- representação fracionária (página 151)
1. Estudo das frações (páginas 152 até 161)
2. Equivalência e simplificação de frações (páginas 163 até 165)
3. Comparação de frações (página 167)
4. Tratamento da informação (página 171)
5. Adição e subtração de frações (páginas 176 até 182)
6. Multiplicação e divisão de frações (páginas 185 até 191)
7. Potências e raízes de frações (páginas 193 até 197)

Números racionais
-Representação decimal
1. A escrita decimal (páginas 200 até 209)
2. Medidas e decimais (páginas 207 até 209)
3. Ordenação de números racionais na forma decimal (páginas 211  até 214)
4. Adição e subtração de números decimais (páginas 216 até 219)
5. Multiplicação e divisão de números decimais (páginas 211 até 227)
6. Potência e raiz quadrada (página 231)
7. Tratamento da informação (páginas 233 a 239)

Números e medidas (página 241)
1. Medindo comprimentos (páginas 242 até 249)
2. Medindo massas (páginas 251 até 257)

AVALIAÇÕES
Simulado                         2,0 pontos
Caderno                           2,0 pontos
Atividades de sal             2,0 pontos
Avaliação bimestral        4,0 pontos

PROJETO I (Língua Portuguesa) (Professora Danielle)
Linguagem e racismo
Objetivo:
·           Entender a língua como elemento constitutivo da identidade de indivíduos e de coletividades
·           Conhecer a contribuição de escravos africanos para a disseminação do português brasileiro pelo país
·           Conhecer narrativas literárias de escritores brasileiros que tratam do tema. (“Raros são, até pelo menos o último quartel do século XX, os romances ou contos protagonizados por personagens afrodescendentes”)
·           Aprender as características do cartaz e produção do mural entendendo a importância desses tipos de texto para a divulgação de ideias e ideais.
·           Aprender as características do texto visual (imagem)

Justificativa:
Duração: 10 aulas
Recursos:
Ø  Vídeo
Ø  Datashow
Ø  Câmeras
Ø  Cartolinas

Metodologia:
Aula I:
·           Confeccionar os cadernos de anotações projeto. Serão utilizadas técnicas simples de encadernação.  O caderno deverá ser decorado, pelo próprio aluno.
·           Explicar que o caderno será utilizado para anotar informações necessárias para a construção de um relatório sobre o projeto. O relatório será entregue pelos grupos no fim das atividades.
Aula II: Português brasileiro: contribuição africana
Ø  Português ou português brasileiro?
Ø  Contribuição dos africanos para a disseminação do português brasileiro pelo país

Aula III: Escravidão
·           Ler o conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis.
·           Dividir a turma em grupos.  Cada grupo deverá discutir, durante 10 minutos, as questões das fichas de leitura. Após a discussão, cada grupo apresentará seus entendimentos sobre o texto.
·           Anotar no caderno do projeto a pergunta ( tarefa de casa):

Para você, quais as principais consequências da escravidão?
Aula IV: Vocabulário
·           Ouvir a resposta dos alunos sobre a pergunta da aula II. Fazer uma listagem de respostas no quadro.
·           Mostrar/ ler notícias recentes sobre racismo no esporte e debatê-las. Refletir sobre:
Ø  O esporte é um espaço livre para a manifestação de preconceitos? O racismo existe apenas no futebol?
·           Pergunta-chave: Mas o que é racismo?
·           Diferenciar os conceitos:
Ø  Racismo
Ø  Preconceito
Ø  Injúria racial
Ø  Discriminação
Ø  Estereótipo
Ø  Identidade
·           Cada aluno deverá anotar os conceitos no caderno.
Aula V: Identidade e cabelo – parte I
·           Ouvir músicas que inferiorizam o cabelo crespo.
·           Análise do discurso:
1.         O que há de comum entre as músicas?
2.         O que você já ouviu sobre o cabelo crespo? O que acha disso?
3.         Qual padrão de beleza vigente em nossa sociedade?
Aula VI: Oficina de produção de cartaz e material para o Jornal Mural
1.         O que é um jornal- mural?
2.         Como se produz um cartaz?

·           Após explicação, cada aluno deverá elaborar uma notícia, cartaz e selecionar imagens para compor o jornal mural que será exposto durante a Semana da Consciência Negra.
Aula VII: Semana da Consciência Negra
·           Mural
Aula VIII: Músicas e cultura negra
·           Estado democrático x cultura democrática
·           Exotização da cultura negra
Aula IX: Produção de relatório de participação nas aulas e na Semana de Consciência Negra
Ø  Como se produz um relatório?
Aula X:
Entrega de relatório e apresentação dos grupos.
Considerações finais.

AVALIAÇÕES
Relatório                          4,0 pontos
Simulado                          2,0 pontos
Cartazes e mural              4,0 pontos

PROJETO II (Matemática) (Professora Marly)
Áreas e Volumes (página 259)
1. Medindo superfícies (páginas 260 até 268)
2. Área de figuras planas (páginas 270 até 277)
3. Medindo Volumes (páginas 279 até 284)
4. Medindo capacidades (páginas 286 até 304)

AVALIAÇÕES
Simulado               2,0 pontos
Caderno                 2,0 pontos
Trabalhos               6,0 pontos


PROJETO III (Ciências Naturais) (Professora Anelisa)
- Ações sustentáveis
- Reciclagem

AVALIAÇÕES
Simulado                     2,0 pontos
Trabalho escrito          3,0 pontos
(Escolha livre para os integrantes do grupo)
Temas (sorteio)
  1.          Carona solidaria
  2.          Pegada hídrica
  3.          Pegada ecológica
  4.          Como economizar energia?
  5.          Como economizar água?
  6.          Descarte seguro
  7.          Como diminuir o consumo infantil
  8.          Uso e ocupação do solo no DF
  9.          Material de limpeza (sustentáveis)
  10.       Receitas sustentáveis (higiene pessoal)

Construção de instrumentos musicais com recicláveis            3,0 pontos
Trabalho individual, em sala de aula.
Construção da banda de música (apresentações)                     2,0 pontos


Nenhum comentário:

Postar um comentário